Os foliões que curtem o Carnaval em Salvador aproveitarão ainda mais os festejos do feriado. Este ano, além das famosas comemorações, o trio elétrico e o axé completam 60 e 25 anos, respectivamente. Em homenagem aos aniversários, todos os artistas que se apresentarão na capital baiana farão, cada um à sua moda, reverências a esses dois ícones da festa soteropolitana.
A rainha do axé, Daniela Mercury, por exemplo, homenageará os aniversariantes com Andarilho Encantado, sua nova música. Também para estimular a promoção do ritmo, a musa que foi consagrada em 1991 com o hit Swing da Cor, assina a produção de um documentário, que terá cenas gravadas diretamente dos circuitos carnavalescos da cidade.
Em uma entrevista dada ao R7 em dezembro de 2009, ela falou um pouco sobre o projeto.
- Sou a produtora do projeto, quero ajudar nisso porque sou testemunha dessa história. Quero valorizar quem realmente importa, como os percussionistas.
História do axé
Este ritmo musical que embala o Carnaval de Salvador surgiu na Bahia na década de 80. Durante os carnavais daqueles anos, o povo aproveitava a folia dançando ao som das músicas que misturavam o tradicional frevo de Pernambuco, forró, maracatu, reggae e pegadas de rock.